15 de nov. de 2008

Programa de domingo: ir comprar uma moto na UCS

A Universidade de Caxias do Sul inaugurou, dentro de seu campus, uma loja da Colombo e uma revenda de motos. Pronto. Só esta frase já seria suficiente para deixar subentendido o que eu quero expressar neste post. Mas vamos tentar nos aprofundar um pouco mais, afinal, amanhã é feriado (obrigado Deodoro!) e não tenho a obrigatoriedade de ouvir aquele toque bizarro do despertador.
Escrevo para questionar qual o real sentido da universidade nos dias de hoje. Não faz muito tempo, a “academia”, como os saudosistas costumam chama-la, era um local para o desenvolvimento de idéias, de ações, de discussões em torno de um mundo melhor. Não sei se isso parece saudosismo de alguém que gostaria de ter vivido há algumas décadas atrás, mas não encontro isso na universidade hoje.
Com exceção de alguns pontos isolados (o bloco da História é um deles, modéstia à parte), o que observamos na Universidade de Caxias do Sul (cito esta por ser aquela da qual participo) é um desfile de patricinhas e mauricinhos com suas bolsas chiquééérimas, seus Nike bordados a ouro e suas camisetas da Cavalera. Ok, estou sendo um pouco radical sim. Boa parte dos que estudam lá à noite são pessoas que trabalham durante o dia e ocupam o “terceiro turno” para estudar, ma o questionamento que faço é a alienação que impera sobre essas pessoas. Tomemos como exemplo o protesto realizado há algumas semanas atrás contra o aumento das mensalidades. A grande maioria das pessoas passava pela concentração, fingia que não era com elas e seguia a passos apertados ou com sorrisos debochados, do tipo “ai, jamais vou pagar esse mico”. No entanto, são as primeiras a reclamar do aumento. A participação foi mínima, tomando por base o número de alunos. Onde está o espíriito de protesto, de inconformidade, de união dos universitários numa hora dessas?
Com todo respeito à turma das Exatas, mas é assustador ver o nível de alienação das maioria dos alunos. A universidade deixou de ser um centro pensante para não ser mais do que uma escola técnica, reprodutora de idéias da grande mídia para a grande massa.
Ah, claro que existem as exceções, e os leitores deste blog fazem parte delas. Mas vocês, meus amigos, como acabei de dizer, são exceções. Minha preocupação é com a grande maioria dos universitários, que acham perfeitamente normal a Colombo inaugurar uma loja bem no meio do centro de convivência e uma revenda de motos perto da biblioteca. Junte-se a isso a monopolização do sistema bancário (Santander exigiu exclusividade), uma biblioteca com catracas (passe o cartão, por favor), a extinção da venda de cervejas (esta sim a tragédia do século), e temos o verdadeiro retrato do que é uma universidade nos dias de hoje: consumista, capitalista, ditatorial e alienante.
Preocupante? É, talvez. Mais preocupante ainda é pensar que a “nova geração” – alô idade, um abraço – que vem entrando nas universidades chega mais alienada ainda, e tem como maior preocupação pedir dinheiro para o pai pra poder comprar aquela máquina digital que viram na vitrine da Colombo...

32 comentários:

  1. Mein Gott!
    Que fase da UCS...
    Mas não reclama das cervejas, que na UFRGS também não tem nada de álcool pra vender.
    E tem catracas pra entrar no prédio do ICBS.
    hehehhehehehhehe
    Mas o, Johnny, se tu for fazer teu mestrado na PUC, já digo: prepare-se...

    ResponderExcluir
  2. Esta é a triste realidade que vivemos na UCS atual. Enquanto umas pessoas acham legal e extremamente normal uma loja bem no meio da praça de convivência (convivência? tenho dúvidas!), acham extremamente normal a retirada de um chafariz (lindo, por sinal, que nunca era ativado) para a colocação de uma sala comercial com a loja com juros mais caros do universo. Capitalismo puro! Fiquei indignada com essa alienação. Se realmente queriam ocupar o espaço com algo mais "construtivo" para os alunos, (disse a-l-u-n-o-s, e não aquelas pessoas que fazem da UCS uma ocupação - "pai, tô fazendo facul!" - ou desfile de moda), que se fizesse uma sala de exposição de artes, algum espaço para música. Algo que fosse destinado a CONVIVÊNCIA dos alunos. Se não bastasse a loja da Colombo, agora também temos uma revenda de motos no nosso Shopping, digo, Universidade. Isso mesmo, motos! ATENÇÃO você aí, que não faz nada o dia inteiro, aliás, faz, estuda na UCS de tarde ou de manhã: "ATENÇÃO queridos alunos pagadores do meu salário, promoção de motos só aqui na revenda da UC$$$$$!" Aaaaiii meu Deus, meus ouvidos já podem escutar esse tipo de coisa...
    É o atestado assinado e reconhecido em Cartório o CAPITALISMO da UCS. Triste realidade...

    Em tempo: Falando da biblioteca e suas "magníficas" catracas (sim, fui irônica!) que dificultam o acesso ao local MAIS importante da universidade, acredito que as catracas não sejam tão ruins quanto a falta de livros atualizados na biblioteca. Isso sim, também, é uma triste realidade da nossa querida UC$. E a desculpa que eles dão pela falta de material na biblio, é sempre a mesma... falta de recursos.

    Pobres daqueles que acreditam.

    Zorziiiiii, universidade NÃO É, nem nunca foi, MERCADORIA.

    Abraços,
    Camila Fachinelli

    ResponderExcluir
  3. Vão ao redondo da Unisinos!
    Lá tem um shooping!
    Tem a loja da Mormaii, tem a Claro, Vivo, TIM..mil e um loja de sapatos, tênis, roupa... o Shopping Unisinos.
    Não sei não, mas a UCS está indo para o lado da Ulbra hein!
    Que fase da ulbra!
    nananana

    ResponderExcluir
  4. É povo, não é fácil.

    Mas só pra Elisa e o Will entenderem, é exatamente o que disse a Cami: bem NO MEIO do centro de convivência foi cravada uma loja da Colombo.... Antes havia um chafariz, que dava um toque de tranquilidade pra quem sentava lá... Mas agora, cara, é muito bizarro ver as pessoas dentro daquela redoma... Nota-se que são as mais burguesas da UC$...

    Quanto às catracas, minha reclamação é que elas passam a imagem de "restrição" justamente no lugar que devia ser o mais público do mundo!
    Mas tudo bem, é como disse a Cami, eu aceitaria as catracas numa boa se tivéssemos uma biblioteca com um acervo decente.

    Elisa: PUC é Pontífica Universidade CATÓLICA... Então...

    ResponderExcluir
  5. Temos além da loja da Colombo e a revenda de motos, temos, também a loja da Mormaii, inúmeras lojinhas de roupas, e entre outras... mas o problema não é isso. O problema em si, é que a loja foi colocada bem onde antes, possuia algo cultural.

    Invejaaaaaaaa da biblioteca da Unisinos.

    Ulbra? Que que tá acontecendo com a Ulbra?

    =/

    ResponderExcluir
  6. Só corrigindo a Cami: ter uma loja da Colombo dentro de uma universidade JÁ É um problemna....

    ResponderExcluir
  7. Cami, os professores da Ulbra entraram em greve, por sálarios atrassados. A paralisação se deu ainda no dia 10 de outubro e até onde eu sei, continuam em greve. O reitor deve repensar os investimentos da ulbra, creio que o futsal, futebol de campo e volei vai com boi e corda para o atoledo.
    Sobre a PUC, onde tem religião o negócio vai bem...tu acha que vai parar aonde o dízimo hein, Eli.
    Para te mostrar como andam as coisas da PUC saca só isso:
    http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/tecnologia/noticia/detalhe/PUCRS-inaugura-biblioteca-pioneira-em-tecnologia.html

    14 andares, pioneira no modelo..precisa mais!

    Pois é... a Unisinos tem baita de Biblioteca, pena que eu faço pouco uso dela (podem me xingar), tem baita de uma parque que se pode ficar deitado durante a tarde...é, até que é legal, mas no meu curso o ensino é fraco.

    ResponderExcluir
  8. Caaaaara, eu já fui na biblioteca da PUC. É surreal...
    Mas digo que, em matéria de burguesia ilimitada, a PUC se supera.
    Lá si'm é um desfile de moda. Dá pra reconhecer os estudantes da PUC quando entram no bus.
    E, bom, graças a Deus o único comércio com o qual eu tenho que conviver é o Bar do Antônio, sahusashauhsauhas.
    Agora me diz: quem é que vai comprar uma moto na UCS?????
    Tipo, sou um estudante cheio da grana, vi uma moto na vitrine, curti, "serviu", vou levar.
    ah páááára.
    que patético.
    isso aí vai falir daqui a uns dias (ou não).

    ResponderExcluir
  9. Tô torcendo por isso Elisa, hehe... E o detalhe: tipo, a revenda não tá, digamos, na beira de uma rua e talz... Tá lá junto ao centro de convivência, perto da biblioteca.... Ou seja, mesmo que tu vai lá numa UNIVERSIDADE e compre a moto, vai ter que empurrar ela por centenas de metros até chegar a um local pra sair com ela...
    E quanto à loja do Colombo, acho que tem chances de falir também, pois passo lá na frente de sexta-feira, pelas 19:30 (horário de pico da movimentação), e vejo uns poucos gatos pingados lá dentro (gatos pingados ricos, é verdade), mas são poucos...
    Apesar que o movimento deve ser maior de manhã e de tarde, quando a elite de Caxias dá o ar da graça lá na UC$...

    ResponderExcluir
  10. Diésus!
    Que loucurada tudo isso!

    Johnny, tu não pensou em:
    "COMPRE AQUI E ENTREGAMOS A MOTO EM SUA CASA! OBA!"

    Putaqueopariu tchê!

    Williaaaammm, putaqueopariu tchê! Vê se ocupa aquela biblioteca maravilhosa!

    Nunca fui na biblioteca da PUC,. Nunca fui na PUC. =/

    E não acredito que a Colombo possa falir, eles têm muito dinheiro, muitas filiais. E, também, não vai falir porque os estudantes da manhã e tarde sustentam-na.

    Aqueeele abraço...

    ResponderExcluir
  11. Ninguém lá na UCS se pilha pra pichar o estabelecimento?
    hehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  12. owwww
    vamos para com esse papo cabeça que eu to cheirado, vééi!
    tá dando nó nas idéias!
    bem que a Solar poderia abrir uma loja na UCS.
    Sabe né, vai saber se a Colombo não está elevando o preço por ser a única loja do ramo lá. Sempre é bom ter concorrência. Dai vcs podiam fazer pesquisa de campo!

    ai ai

    ResponderExcluir
  13. Tinha que ser o William pra trazer a discussão pro bailão...

    ResponderExcluir
  14. Que bailão o que!
    Vai dizer que eu não tenho razão. Se é para ter uma loja, que tenha concorrência...

    ResponderExcluir
  15. Pq e o que tu tá cheirando, Will??
    ahsuashusuahuahus


    [Blog do Johnny = chat]

    Obs: a palavra que tive que escrever pra postar este comentáro foi: Irdersei.
    E depois a gente não sabe daonde saem certos nomes exóticos...

    ResponderExcluir
  16. Pronto. Virou bailão.


    A palavra que eu tive que escrever foi: Horph.

    Humm.. Horph é um bonito nome. Com o "o" aberto, tipo "Hórph".

    Hauahuhauhaua...

    ResponderExcluir
  17. Nega véia!
    Seguinte!
    estão trocando as "almofadas" da rádio. Estão utilizando um cola forte para colocar as novas. Então as idéias estão dando choque. Hoje foi terrível, deixaram a porta lá da frente aberta, dai sobrou para mim lá atras aonde o cheiro não tem escapatória!
    To doidãooooo!
    Pensa que isso vai até semana que vem. Já fui atras de um centro de reabilitação.

    Já que o negócio escoRegou de vez, minha palavra chave aqui é "inedness". O complicado sempre sobra para mim.

    ResponderExcluir
  18. ahuSHUahsuhAHUSUahsAHUUHUHUAuh
    WILL!!!

    vou deixar tua foto em todas as ferragens de Garibaldi dizendo: não vendam cola para este menino.

    aHUHUUSHausuAHhahahaHAhahHAhaHAh

    ResponderExcluir
  19. Cá-ma-dó-na! (pelamordedeus!)
    21 comentários! Tá bombando esse blogchat!
    Huahuahuahauha...

    Elisa, boa idéia! Não vendam cola pra esse menino!

    E viva o dia da Consciência Negra! (viu Will, eu lembrei! Rá!)

    Beijotchau!

    Aaaaah sim, a palavra da vez é: "Teeptine".

    ResponderExcluir
  20. meus fornecedores são internacionais!
    As colas são jogada pelo teco-tecos aqui no campo de casa!
    É linha direta!
    hahauhauhauhauhaha

    Cami, se eu não te avisasse, vc diria que hj era 21 anos e 4 meses de vida minha!
    huahauhauhuahauhauh

    E VIVA AO BALLEJO, AO CLÉBER...A NEGADA MINHA GENTE!!


    beijomeliga

    P.S: precisamos de um post novo que isso já virou baile de Marcorama

    ResponderExcluir
  21. Teeptine parece nome de chilé...

    hsauhuaasuhhsausauhsh

    ADOREI a história dos teco-tecos, sahusausahusahuashsah
    aii Will
    Johnny, quem sabe tu não faz um post sobre isso?
    Olha a gama de possibilidades que existem para um indivíduo entrar no mundo das drogas.

    Depoimento do Will: "Tudo começou com umas almofadas..."

    ResponderExcluir
  22. Alguém topa uma ida até o comentário 100?

    ResponderExcluir
  23. Cami entra na sala.

    Oi. Alguém quer tc?

    ResponderExcluir
  24. Tá, mas tem que ser comentários construtivos, pra manter o bom nível dos debates aqui né. Senãi, vai parecer os comentários do ClicRBS, hehe...

    ResponderExcluir
  25. USCS!

    Universidade Shopping de Caxias do Sul - nome nome publicitário da nossa Universidade!

    ResponderExcluir