5 de nov. de 2008

Apenas mais um texto sobre Barack Obama

Apesar de não ser muito adepto do positivismo, sou obrigado a admitir que certos dias ficam para a história. 04 de novembro de 2008 é um deles. A data de ontem ficará marcada como a que tornou pela primeira vez na história um negro como a pessoa mais poderosa do mundo.
Não sei se Luther Kink e Malconm X imaginavam que um negro iria atingir a presidência dos Estados Unidos, ao menos não tão “cedo” assim, apenas algumas décadas depois deles terem sido assassinados. Aliás, sobre isto, sabemos que os americanos são especialistas em assassinatos de presidentes (não apenas de presidentes), e há quem aposte num desfecho trágico para o quase conto de fadas chamado Barack Obama.
E eu, que não sou o maior fã do idioma inglês, acabei aprendendo mais uma palavra, de tanto ver e ler sobre o assunto: Change. Mudança foi a palavra que guiou a campanha do jovem Obama, e mudança é o que guiou os americanos às urnas nesta terça-feira.

Não sei não...
Até que ponto a eleição de ontem pode realmente significar mudança? Pois sabemos que os EUA continuarão capitalistas, continuarão imperialistas, continuarão explorando as riquezas dos outros países e impondo barreiras comercias. Ou não? Será que Obama realmente vai provocar uma reviravolta no planeta? Acho difícil uma grande mudança, apesar de os EUA estarem claramente num declínio, normal quando os impérios atingem seu auge. A crise econômica também poderá guiar a política estadunidense, afinal, o presidente deverá sofrer pressões incríveis dos bilionários americanos.

Ohhhhhhhh

Enfim, vamos ficar na expectativa e ver o que acontece. Ainda quero ter mais fatos para poder construir uma real imagem de mudança em cima do “pop” Obama. No entanto, já fico muito feliz de saber que não verei mais aquela inominável pessoa chamada George War Bush com a imagem da Casa Branca ao fundo. Melhor que ele se especialize em contar histórias de ovelhinhas para crianças do primário.

4 comentários:

  1. Agora, falando sério gurizada: desculpa aí pelas fracas atualizações, mas o Baile e a Uques tão tomando todo o meu tempo. Prometo, em breve, voltar a postar com mais frequência...

    ResponderExcluir
  2. Genteeeeeeee, faz mais de uma semana que não entro aqui! Não tenho mais tempo para nada! Foram-se as horas sem fazer nada na imob. hehehehe... agora aquilo lá tá "pegando fogo"!
    Tô ficando looouca! Casa Branca? Quem quer comprar? Tenho duas pra vender, uma é de alvenraia e fica na rua...
    Jésus!

    Ok ok... Obama é o assunto né!
    Pois é... tenho medo! Acho que esse cara não vai durar muito tempo, vão querer assassinar ele logo, mas que Deus proteja ele e o seu mandato. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Se ele ajudar a África antes de ser assassinado, tá de bom tamanho.

    ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Se ele ajudar o meio ambiente, já basta!
    eles poluem por lá e a camada de ozonio se abre por aqui!

    ResponderExcluir