29 de out. de 2008

Se eleito for...

Sabe quando você abre aquela caixa de bombons só pra beliscar um deles, de sobremesa, aí come outro, e mais outro, e quando percebe, comeu a caixa inteira?
Com a política parece acontecer o mesmo. As baterias das urnas eletrônicas nem esfriaram, e todos os políticos já pensam nas próximas eleições, daqui a DOIS ANOS, em 2010.
No dia seguinte às vitórias (e derrotas) eleitorais, caciques políticos já davam entrevistas declarando abertamente que estão traçando o planejamento de 2010. Ou seja, pelos próximos dois anos, tudo estará sendo feito com um único objetivo: movimentar a máquina pública para conquistar os estados e o país. E a população, onde fica? À mercê de homens com um único objetivo: ganhar seu voto?
Por isso é que é preciso repensar os políticos e as eleições de um modo mais amplo. Já falou-se na possibilidade de realizar todas as eleições, de presidente a vereador, em um único ano. Desta forma, pelo menos, evitaríamos casos ridículos como de prefeito que renunciam em dois anos para poder concorrer a governador, ou de vereador que concorre a deputado, etc. De qualquer forma, estas super-eleições provocariam um inchamento de propostas, idéias (e verbas) que poderiam confundir ainda mais o eleitor, sem falar na dificuldade de fiscalização por parte do TSE.
De qualquer forma, fica a pergunta, que eu gostaria que os amigos respondessem nos comentários: para que serve, afinal, a política?
O texto hoje é curto, mas é por causa do temporal que se aproxima rapidamente. Tão rápido quanto a mudança nas características dos candidatos antes e depois das eleições.

2 comentários:

  1. owww João Paulo Deluca!

    Você está tomando atitude de político, sabia!
    Prometeu atualizar isso aqui com frequencia, e se passam os dias e nada!

    Não tens mais meu voto para a prefeitura de Marcorama!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. hauhsuHSUahsuHASUUHushuHSHH

    prefeitura de Marcorama...

    continuo aqui minha comemoração:
    Obaaaama tchururururururu

    e 2010 é Cristóvam na cabeça.

    ResponderExcluir