8 de out. de 2008

Sobre vinhos, queijos e estrelas

Ânimos acalmados, festa realizada, esperanças renovadas (ou não), é hora de vermos as lições que podemos tirar destas eleições municipais. Minha análise vai ficar restrita aos municípios mais próximos, por isso não pode ser considerada uma análise equivalente a todo o Estado.
Acho que a palavra que mais se aplica à estas eleições é MUDANÇA. Sim, pois tanto em Garibaldi, como em Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, os partidos de oposição venceram, e com boa margem de vantagem (no caso de Garibaldi, se somarmos os votos de Cirano e Mânica, considerados “oposição”).
O resultado de Bento Gonçalves foi um dos mais surpreendentes das últimas eleições. Pela primeira vez na história do município, o PT chega ao poder. E com méritos: afinal, Roberto Lunelli fez mais de 60% dos votos, num resultado histórico, tanto para os vitoriosos como para os derrotados. Afinal, Lunelli quebra um ciclo que vinha desde Darci Pozza, eleito e reeleito em 1996 e 2000, e que fez seu sucessor, Alcindo Gabrielli, em 2004. Já comentava-se nos bastidores políticos e nos botecos de esquina que a chance do PT vencer era boa, mas muitos relutavam em acreditar, principalmente devido à grande coligação feita por Gabrielli, e pela pouca representatividade do Partido dos Trabalhadores neste município. Enfim, vamos ver como será a gestão petista em BÉnto SacremÉnto.
Carlos Barbosa também elegeu uma oposição, mas que há quatro anos atrás era situação. Em 2004, Irani Chies derrubou o então prefeito Fernando Xavier da Silva. Desta vez, Xavier deu o troco. E possivelmente, em 2012 teremos os mesmos dois nomes concorrendo à Prefeitura barbosense. Verificamos também muitos nomes conhecidos elegendo-se para vereador, mantendo velhos “dinossauros” no poder. Renovação é uma palavra pouco presente na política barbosense, apesar de algumas exceções à regra.
Falemos agora de Garibaldi, então. Em julho, quando foi dada a largada à corrida pela Prefeitura, poucos não apostavam em uma vitória de Paulo Salvi. Mais do que isso, poucos apostavam que no dia 5 de outubro o vitorioso seria Cirano Cisilotto. Não quero aqui discutir a campanha e as idéias de cada um, pois tenho amigos de ambas as correntes e não é meu objetivo provocar atritos. Mas fica claro o recado da população garibaldense nestas eleições: o sentimento da mudança foi muito forte, principalmente entre as classes populares, as quais viram no petista a possibilidade de arrancar certas “mini-oligarquias” que já se enraizavam no poder. Resta saber agora como será feito este governo, em termos de costuras políticas. Afinal, só de boas idéias não se vive, infelizmente.
Deixarão certa estrela de cor vermelha brilhar?

7 comentários:

  1. SIM, SIM, SIM!!!! Só de boas idéis..enfim. Mas o Ciro tem ATITUDE, OUSADIA E CORAGEM!!!! Eu e uns amigos trabalhamos com o Cirano, há três anos, num projeto de iniciativa popular, que previa o descarte e o gerenciamento adequado de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescetes. Eu posso dizer que VI a atuação política dele, que CONHEÇO sua índole inquebrantável. Ele participa da Agadema e tem alto envolvimento em projetos culturais, e talz. Eu conheço o Ciro. Eu SEI que ele vai conseguir! (e que Deus proteja a sua gestão, pq não vão faltar caras querendo forjar escândalos durante seu mandato!)
    Agora, tô surpresa com sua vitória, não nego. E foi por pouco, não é? Um diferença pequena de mil eleitores o separaram do Mânica.
    Acho que Cirano é a típica personagem quixotesca da resistência à forma neoliberal de supressão de sonhos e ideias.
    DÁ-LHE, CIROOOO!

    ResponderExcluir
  2. Estrela vermelha?
    Prefiro manter meu pensamento na estrela azul que tu viu outro dia! hehehe

    ResponderExcluir
  3. Desculpa Fer, mas na política, sempre fui vermelho, haha.

    Mari: eu conheço o Ciro pelos últimos quatro anos em que observei a atuação dele na Câmara de Vereadores, onde sempre apresentou argumentos e idéias plausíveis com o partido que ele representa, e sempre opinando com base em leis e ideologias.
    Mas sabemos que uma andorinha só não faz verão. Sabemos também que infelizmente, se quiser ter seus projetos aprovados, o Cirano vai precisar de apoio político na Câmara, já que sua coligação elegeu apenas dois vereadores.
    Ah, e claro, sem falar no anti-petismo que existe nessa cidade, onde imperam muitas mentes arcaicas e "direitonas".
    Aliás, a diferença dele para o Mânica foi de pouco mais de 500 votos.
    Mudar pra melhorar, e agora é pra valer!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Fer! Não gostei da colocação da estrela vermelha... faça o meu favor! Hahahahaha....


    Ânimos acalmados?
    Putaqueopariu (desculpa a expressão), mas eu tô aiiiinda gritando por dentro pela conquista da tal estrela vermelha! E da azul também!

    Ontem, puts! Descontrole!
    Achei que demoraríamos mais para tomar novamente o poder, tanto da estrela azul, como vermelha!

    Mas estamos aí! Graças a um verde que tropeçou, um azul que conquistou, um vermelho simpático (vide capa do Garibaldense) e os 7.261 eleitores conscientes!

    Aqueeeele abraço!

    ResponderExcluir
  5. Uma andorinha só não faz verão, mas 7.261, fazem! E como!
    É só querer!

    O que falta, é a consciência dos ideais petistas!

    Quando vires uma pessoa falando que "bah, PT não dá..." pergunte a essa pessoa o porque PT não dá!?
    Ela não terá argumentos, não saberá o que responder. Não saberá nem o que o partido que ela tanto venera, faz.

    Falta de consciência...

    ResponderExcluir
  6. O fato, não é a diferença de 560 votos entre PT e PP nas últimas eleições municipais.

    O fato, realmente importante, é que 13.962 pessoas votaram contra o partido da situação! Ou seja, 61,46%.

    Sem mais para o momento.

    ResponderExcluir
  7. Aliás, achei a foto de capa do Garibaldense de hoje SENSACIONAL.

    ResponderExcluir