19 de out. de 2008

Futebol, esse mistério

Nos últimos dias, o lado azul do Rio Grande do Sul quase pegou em armas por causa do julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que puniu três jogadores do Grêmio de forma arbitrária e injusta. HORDAS de torcedores levantaram-se para gritar em alto e bom som a “vergonha que era aquilo”, rádios, passaram a tratar apenas daquele assunto, jornais manifestaram seu repúdio, o orkut abarrotou-se de fóruns destinados apenas a chamar de MERETRIZ a mãe do presidente do STJD, enfim. Até, pasmem, o lado vermelho da força solidarizou-se aos arqui-rivais para pregar um levante contra a “força que vinha do eixo do mal”.
Enquanto isso, deputados usufruem de nosso dinheiro trabalhando algumas poucas vezes ao mês, contratando dezenas de apadrinhados, gozando do “recesso branco” por três meses. Ah, mas isso não importa. O importante mesmo é saber quantos jogos aquele uruguaio de 1,96m vai pegar de suspensão.
Confesso que não consigo e não tenho nem pistas para desvendar esse mistério que é o futebol no Brasil. Incrível como um esporte que não irá agregar nada à vida do cidadão possa cativar e enfeitiçar tantas pessoas (inclusive o dono deste blog). Sei que aqui estou lidando com muitas leitoras que não ligam muito para o futebol, mas vocês, minhas amigas, são raríssimas exceções. O futebol cativa desde Chico Buarque até aquele mendigo esquecido pela sociedade embaixo de um viaduto qualquer.

Dia de trabalho no congresso...


... e no Maracanã

A teoria mais aceita é a do Pão e Circo. Entretenimento barato (nem tanto) para o povo, esquecendo assim dos problemas que lhe afetam. Junte a isso a construção da imagem de um povo que está sempre alegre (exceto no dia seguinte à derrota de seu time na final de um campeonato), e pronto! Podemos construir e desconstruir todos os problemas que quisermos, pois o mais importante sempre será saber por que o Dunga põe o Josué de titular.
Claro que há também o apelo comercial, afinal hoje o futebol é um negócio bilionário, que movimento o mercado oficial e principalmente o não-oficial. Fazer um jogo de futebol movimenta toda uma estrutura que muitas vezes passa despercebida por nossos olhos.

Brasileiras preocupadas com o nível dos debates no Congresso
Mais despercebida ainda passa a estrutura de Brasília. Contratações, projetos, funcionários-fantasmas, enfim. São muitas as coisas que acontecem e o povo não percebe, ou não quer perceber. Quão melhor seria nosso país se o povo brasileiro ficasse tão zangado com nossos deputados como fica com nossos zagueiros. Para estes, perdemos horas e horas discutindo o que fazer, o posicionamento correto, se devem ser dois ou três, etc. Para falar sobre os deputados, mais simples usar a frase: “é tudo igual”.
Pão e Circo pode ser uma boa teoria, mas não sei. Acho que há mais coisas entre o futebol e os brasileiros do que sonha a nossa vã filosofia. Mas não cabe a mim tentar decifrar tudo isso. Fico satisfeito em procurar me manter informado sobre as coisas que acontecem no Planalto Central e repassa-las a meus alunos, a fim de que eles possam desenvolver o senso crítico mais apurado possível. Além, é claro, de guardar o dinheiro da cerveja para assistir Portuguesa x Grêmio amanhã.

9 comentários:

  1. E desde já, mil desculpas pela demora em postar!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que tu és um exímio cronista: o teu fim tem algo me lembra Stanislaw Ponte Preta.

    ResponderExcluir
  3. Cuidado, o João está voando!
    procura-se uma aeroporto para seu pouso!
    huahauhauahuahuahhauaha

    querem ver o que é futebo arte, sem segundas intenções, onde primamos pela honestidade e sinceridade.

    SESI DE GARIBALDI - FUTEBOL 7 - SÁBADO, DIA 25/10 ÀS 17 HORAS.

    Talvez lá, o De Luca aterrisse.

    ResponderExcluir
  4. William, me apaga esse comentário! A única coisa que nos resta de moral vai acabar se o povo assistir nós jogando...

    Mari: Stanislaw?? Nossa, começo a semana com motivos pra elevar meu moral, hehe! Mas sou apenas um mero estudante de história cheio de contradições... E só.

    ResponderExcluir
  5. Mas nós estamos nos reabilitando e quanto mais apoio da torcida melhor!
    UAHAUHAUUAHA

    vamos lá

    ResponderExcluir
  6. Futebol 7, sábado?
    EU NÃO ACREDITO!

    Hahahahahahahahahaha... Sou muito, mas muuuito má!

    Poxa! Quanto tempo que eu não vinha aqui, aliás, quanto tempo que o senhor não postava, não é mesmo?!
    Porque eu vinha todos os dias aqui nesse "boteco" e não encontrava ninguém pra trocar umas idéias... umas idéias aí que eu tinha repetida!
    Hahahahahaha...

    Falando em "boteco", acho que se nada der certo no Direito, vou abrir um boteco!

    O que tu acha de "Boteco do STJD"?!
    Ou seria um pleonasmo?

    Hahahahaha...

    E o Grêmio VAI SIM sair campeão!
    Quinta, TODOS ao Olímpico!


    Um beijo, Cami.

    ResponderExcluir
  7. quinta tem jogo?
    hummm
    eu poderia ir...

    enfim, eu não posso opinar nada hoje aqui, pq não estou acompanhando o futebol e muito menos Brasília.

    Vivo no cosmos do meu próprio eu.
    [e-go-cên-tri-ca].

    ResponderExcluir