3 de nov. de 2009

Ela, sempre ela

O detalhe mais relevante de minha ida à Santa Catarina no último final de semana, além de descobrir que lá eles falam LANCHONETE ao invés de LANCHERIA, foi perceber o poder que a televisão tem sobre os demais meios de comunicação.
Bom, o leitor mais atento dirá: “E tu descobriu isso só agora, cara-pálida?”. É claro que não, mas os fatos decorridos apenas ratificaram minha opinião. Aliás, agradeço neste momento à língua portuguesa por nos oferecer uma palavra tão bonita como RATIFICAR.
Estava em Jaraguá do Sul para acompanhar a final da Liga Nacional de Futsal. Como das outras vezes em que trabalhei em quadra, me preparava para iniciar a transmissão quando veio a notícia: a televisão proibiu os profissionais de rádio de entrevistarem os jogadores antes e durante o jogo. Motivo: não atrapalhar a transmissão da televisão. A mesma situação aconteceu com os fotógrafos. Ora, estava para iniciar o jogo mais importante do ano, e nós não podíamos trabalhar plenamente. Fomos obrigados a ficar atrás da goleira durante o jogo, e bem atrás, nem no canto podíamos ficar. Além do risco de uma bolada, o que, convenhamos, vindo de uma bola de futsal não é muito saudável, tive que ficar o primeiro tempo acocorado e agachado sob os gritos de torcedores do time adversário atrás do gol, os quais reclamavam que não conseguiam assistir o jogo. Civilizadamente, gritavam “Abaixa!”, arremessando bolas de papel e ofendendo a integridade de minha querida mãezinha. Para garantir que nenhum repórter espertinho tentasse violar as “leis” impostas em cima da hora, dois seguranças de 3 metros de altura cada vigiavam nossas ações.
O mais indignante é saber que no início da competição, nas viagens longas, quando não há quase gente nos ginásios, a televisão não aparece. E quem está lá? Apenas as rádios. Ora, não é a toda-poderosa imprensa GLOBAL que diz carregar a bandeira da liberdade de imprensa, de trabalho dos profissionais da área e blábláblá? Pois esta mesma imprensa não deixa colegas trabalharem. E aí você pergunta? Bom, qual é a solução? Nenhuma. Há tempos a situação é sempre a mesma, e as rádios acabam ficando à mercê daqueles que só aparecem para lamber a cobertura da NEGA MALUCA (ns). Este é apenas um registro, de como a dita “liberdade de imprensa” acaba sendo cerceada pelos próprios profissionais do ramo. Para meu consolo, o repórter da Rádio Gaúcha que estava a meu lado também esbaforava de raiva.

5 comentários:

  1. não creio que aconteceu isso.... beeeem chato mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. suauhsauhasuahsa a cobertura da nega maluca...
    mas que vergonha hein. sabe que meu pai estava assistindo ao jogo na TV e escutando pela rádio GDI, aí ele disse: olha o DELUCA falando. mas eu nem tinha reconhecido tua voz (vergonha).
    o que importante é que o CARLOS BARBOSA ganhou :)

    ResponderExcluir
  3. Bueno, saudações tardas, prometidas, prorrogadas...
    João Paulo, mas tu conhecias esse termo (lanchonete), né? Aliás, nunca parei para pensar, mas, nesse ponto falo como os catarinenses...
    o importante é não deixar a televisão RETIFICAR as nossas idéias.

    Mariana

    Leitura sugerida: "Mídia e Democracia", de Pedrinho Guareschi e Oswaldo Bins. Sobre os monopólios e a falta de liberdade de imprensa e etc que temos no país

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana!

    Sim, claro que conhecia o termo, mas eu me refiro que se você passar na rodovia da região e observar os potos de combuistíveis e outros estabelecimentos, vai estar escrito "Restaurante e Lancheria", enquanto lá é "Restaurante e Lanchonete"...

    Elisa, e aí, tu me VIU falando?

    ResponderExcluir
  5. Johnny, cadê a REVOLUCIÓN? Te entregaste mesmo ao sistema?
    Desculpa dizer, mas acredito que faltou um pouco de atitude da tua classe... De INVADIR o gramado e tomar a Taça! Hahaha... Poxa vida! Vocês tem que se fazer respeitar! Aliás, qualquer classe trabalhadora.
    Porque afinal de contas, cadê o teu DIREITO (que bela palavra!) constitucional de ir e vir?
    O teu DIREITO constitucional ao trabalho digno?
    O teu DIREITO constitucional de ingresso aos locais públicos??????
    Viva la REVOLUCIÓN siempre hermano!

    Grande abraço saudoso!
    C.Fachinelli.

    ResponderExcluir