10 de fev. de 2009

A taça do Oscar não é nossa

No dia 22 de fevereiro, acontece mais uma edição do Oscar. Sei que a maioria dos que lêem (oi, Reforma Ortográfica) este blog não usam este prêmio como parâmetro na hora de escolher um filme, afinal de contas existem muito mais coisas entre o cinema e aquele tapete vermelho do sonha a nossa vã filosofia. Da minha lista de filmes favoritos (que encontra-se anexada no meu orkut), a grande maioria não chegou nem perto de receber a tal estatueta. Mas a idéia deste post é discutir um fato: o porquê do cinema brasileiro contemporâneo não ter ganho um Oscar.
Será que nossos filmes são tão ruins que não alcançaram mais do que três indicações a melhor filme estrangeiro? Sabemos que o Brasil está de costas para o restante da América Latina, mas acredito que diversos filmes nacionais são tão bons quanto uma competente produção argentina ou mexicana. Então, por que o preconceito da Academia?
Pois na década de 60 alguns senhores chamados de Militares chegaram ao poder no Brasil. Como fazer cinema era coisa de subversivo e poderia incitar a “pensamentos maléficos” sobre o regime que havia no Brasil, só passaram a ser permitidos no Brasil filmes com o intuito de “distrair” o povo. Foram aí que surgiram as “comédias pastelão”, protagonizadas pelos Trapalhões, Mazarópi, entre outros. E também foi aí que se expandiu a face mais baixa do cinema brasileiro, e que ainda hoje nos custa caro “lá fora”: a pornô-chanchada. Tratava-se de filmes pornográficos no real sentido da palavra, sem um mínimo de história, roteiro ou algo parecido, e que caracterizou o cinema nacional por diversos anos, quiçá décadas. Ainda hoje, a pornô-chanchada causa problemas à visão que os críticos estrangeiros tem do cinema nacional. E deveremos levar muito tempo ainda para nos recuperarmos.
Mas nós sabemos que o cinema brasileiro tem qualidade, e é por isso que na próxima vez que formos à locadora, vamos dar uma olhada com mais cuidado na prateleira “nacionais”, não é mesmo? E se você ainda não se convenceu, aí vão três “Made in Brazil” que você precisa ver: Abril Despedaçado, O ano em que meus pais saíram de férias e O cheiro do ralo. Sejamos bairristas, por um bom motivo. Ou se você acha que o cinema não é um bom motivo para se orgulhar do país, então, sei lá. Assista Brasil x Itália com Galvão Bueno narrando.

Parece cinema argentino, mas é O ano em que meus pais saíram de férias

Pois eis que vou tirar uns dias de folga. Sim, mas antes que vocês entrem em depressão profunda, percam a razão de viver ou chorem compulsivamente, fiquem sabendo que estes dias serão curtos, pois segunda-feira já estarei de volta. Até lá, espero que este post tenha uns 200 comentários, no mínimo.
Comportem-se, mortais trabalhadores.

5 comentários:

  1. Eu não acredito que tu AINDA não assistiu "Meu Nome Não é Johnny"!!!

    Tá esperando o que, Teu Nome é Johnny?

    ResponderExcluir
  2. A Cami tem razão, este filme, na minha ótica é muito bom! Assisti também se eu fosse você. Sei lá, era para ser engraçado, mas comédia não é o forte dos personagens principais! E como o Brasil vai concorrer ao Oscar, se cada desgraça acontecido aqui vira filme, último exemplo: Parada 173 ( ou um outro número ). Quando os diretores brasileiro se voltam a literatura, eles se dão beeem melhor!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi caras, voltei!

    Tchê, de onde vocês tiraram que eu ainda não assisti Meu Nome Não é Johnny?

    Ah, e meu nome não é Johnny mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Ontem, bem na hora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o sinal da TV se foi por causa da chuva.
    Alguém sabe me dizer quem ganhou?
    Não tô afim de procurar, hehehehhe
    E eu fiquei bem feliz que Slumdog Millionaire ganhou o Oscar de melhor filme ao invés de O curioso Caso de Benjamin Button, pq eu vi este último e, bom, não é lá aquelas coisas pra ter recebido todas as indicações que recebeu.
    Sem contar que Slumdog Millionaire é uma produção do Reino Unido que se passa na índia!
    ABAIXO HOLLYWOOD!

    ResponderExcluir
  5. Ganhou o japonês, Elisa!

    Desculpa pessoal, tô devendo post novo.... O momento não é dos mais inspiradores, amanhã vou tentar colocar algumas palavras pra vocês!

    ResponderExcluir