3 de fev. de 2009

Você APÓIA essa IDÉIA?

Como todos sabem (ou devem saber), desde o dia 1º de janeiro do ano da graça de 2009 está em vigor no Brasil, em Portugal e outros países de quem a mídia nunca fala a nova ortografia do idioma português, ou simplesmente a reforma ortográfica.
Não vou aqui explicar quais são as principais mudanças, até porque todos nós já eestamos enjoados de saber disso. Queria discutir o porquê desta mudança.
A idéia é “unificar” o idioma português, usando a mesma escrita tanto no Brasil como em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Timor Leste. Pois eu questiono: por quê? Não seria mais importante mantermos as nossas diferenças? Será que assim não estamos abrindo mão de características peculiares do nosso “português brasileiro”?

Jamais te esqueceremos, amigo.
Sinceramente, não vejo necessária uma mudança como esta, em pleno 2009. Acho que, muito mais importante do que tentar mudar a forma de se escrever, é fazer com que as pessoas escrevam direito. Temos milhões de analfabetos, e dezenas de milhões de analfabetos funcionais, aqueles que não entendem o que LÊEM (pega no meu circunflexo). Não seria melhor que todos estes milhões pudessem ter a capacidade de realmente compreender e interpretar o que estão lendo? Ah, pois é, melhor não, pois senão eles terão a capacidade de pensar, e irão ameaçar a ordem e o progresso nesta nação com políticos tão competentes que elegem um dinossauro para presidente do Senado.
Em Portugal, a reforma ortográfica também não foi muito bem vinda. Em uma entrevista que vi recentemente em uma emissora que não lembro qual era (acho que, desgraçadamente, era na Marinho’s Family), três “intelectuais” portugueses criticavam as novas regras, acusando-as de estarem “abrasileirando” o português. Ué, mas eles não “abrasileiraram” Portugal com nosso ouro?
Bom, mas não adianta chorar pelo leite com Nescau derramado. Até 2012, teremos de estar em dia com as novas regras, pois só elas é que irão valer em concursos, vestibulares e leis. Creio que até lá iremos conseguir compreender porque um país quer escrever diferente antes de escrever direito. E, oxalá, possamos também entender que O VOVO VOOU NO VOO 001 é uma frase, e não um código binário.

11 comentários:

  1. Hahahahahahahahahahahaha.... perfeito esse post.

    Adorei.

    E eu não APÓIO esta IDÉIA!

    Aff, fiquei triste agora. Nem me fala no dinossauro.

    Jésus.

    ResponderExcluir
  2. "e continuaremos sendo melhores do mundo, mesmo o técnico deles ser do País melhor do mundo"

    se tu tá falando do Felipão, ele já saiu da Seleção de Portugal faz tempo! =P

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu entendi a moral, Jonny!

    Mas pensa, nossa língua, que é uma das mais faladas (em número de pessoas) que importância ela tem no mundo? Quem se interessa por ela? Ninguém!!!
    O inglês, que é inglês em qualquer lugar, ou o castelhano que é castelhano em qualquer lugar (mas não "coja una guáguá" no Chile, só em Tenerife, ok?), eu APOIO que o portguês seja português em qualquer lugar...
    As peculiaridades seguem, a bicha daqui nunca será a bicha de lá, e coisas assim... O guardametas seguirá sendo guardametas no futebol de Portugal, e continuaremos sendo melhores do mundo, mesmo o EX-técnico deles ter sido do País melhor do mundo...

    Enfim, já falei de futebol, merda! hahaha

    Eu APOIO essa IDEIA, Jonny. PARA (desse diferencial eu sinto saudade!!!!) de querer ir contra, e de chorar o leite derramado.

    ;D

    Furos devidamente corrigidos, acho que tu entendeu minha ideia ne????

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, entendi sim Mari, mas tu mesma disse que as peculiaridades seguem, então sei lá, não vejo essa necessidade de mudanças. Fazendo isso, perdem-se características de um povo, de uma nação, eu acho.

    Bom, mas deixa assim. Os portugueses adoram acabar com idiomas. Já fizeram isso com as milhares de línguas indígenas que existiam por aqui...

    Tá, parei.

    ResponderExcluir
  5. Mah que unificar o queee. É mais fácil mudar TODA a regra gramatical do que ensinar o pessoal a ESCREVER!

    Fucking losers! (vou começar a escrever em inglês pq é mais fácil).
    Ah, adorei a do código binário!
    ahashusahshasuahsuahush

    ResponderExcluir
  6. Daqui a um tempo, vai ser aceito como gramaticalmente correto "pra MIM fazer" e "só te CHINGO pq tu me ENCOMODA".

    Nesse dia, pretendo estar embaixo da terra.

    ResponderExcluir
  7. Pretendo estar embaixo da terra no dia que a seguinte frase estiver aceita gramaticalmente:

    "Vc axa ki noix tb vamuh ixkreveh axim?"

    ResponderExcluir