27 de jan. de 2009

Paralelas que se cruzam em Belém do Pará

Começou de forma oficial hoje, em Belém do Pará, a nona edição do Fórum Social Mundial. Como todos já sabem (ou deveriam saber), o Fórum surgiu em 2001, sob o lema “Um outro mundo é possível”, com a idéia de fazer um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, realizado todos os anos na chiquéééérima Davos, na Suíça (uma Gramado com grife), onde chefes dos estados mais ricos do mundo reúnem-se em mesas de mármore para beber dos vinhos mais caros, tragar os charutos mais sofisticados (CU-BA-NOS), e saborear pratos que eu e você não conseguiríamos soletrar. Em meio a isso, discutem as melhores maneiras de se manter o sistema neoliberal e manter a riqueza de seus países. Obviamente, só os mais ricos participam. Vez ou outra, convidam o presidente de algum país pobre, como por exemplo, sei lá, Brasil, para dar uma palestra e deixar todos fascinados, sem que isso, é claro, diminua as barreiras comerciais e alfandegárias que eles impõem a estes países subdesenvolvidos.

"Que tal aquele Cabernet de ontem?"
Bom, mas o assunto do post é o Fórum Social, e não os bacanas que estão no país mais neutro do mundo. O tema deste ano do Fórum Social, pasmem, é a economia, afinal, o sistema neoliberal, como nós estamos vendo, está se afogando em sua própria piscina, e é preciso discutir alternativas para o que virá daqui para frente.
Entretanto, seria muita hipocrisia realizar um Fórum Social Mundial na Amazônia sem discutir a questão indígena. Obviamente, este problema será um dos assuntos mais abordados, devendo contar, inclusive, com a presença de dezenas de tribos da Amazônia, as quais tiveram transporte gratuito até o Fórum. E é preciso que se discuta muito a fundo, realmente esta questão. Afinal, não bastasse estarem sem a terra que a eles lhe pertence, os indígenas estão sendo encurralados cada vez mais, em áreas restritas da Amazônia. Felizes das tribos que nunca tiveram contato com o homem branco (se é que alguma ainda teve essa sorte).
Talvez a idéia de trazer as tribos seja apagar um pouco do vexame que o Brasil deu ao mundo na “comemoração” dos 500 anos de descobrimento (sic) do Brasil, em 22 de abril de 2000. Naquele dia, tribos indígenas foram espancadas e expulsas das festividades em Porto Seguro, as quais, obviamente, eram restritas apenas ao homem branco, civilizado e responsável por trazer a luz e a ordem a este eldorado imerso no pecado.

"Nós deram espelhos, e vimos um mundo doente..."

Deverão participar do Fórum os presidentes símbolo da nova corrente política que se espalha pela América Latina com a vontade do povo, e que espalha medo pelas Vejas da vida: Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, Rafael Correa, do Equador, e Fernando Lugo, do Paraguai, além de outros esquerdistas mais teóricos, que são (eram) desta corrente: Lula, do Brasil, e Michele Bachellet, do Chile. A imprensa, lógico, tratou logo de qualificar o Fórum como “um encontro de esquerdistas/loucos/ditadores/malvados. Sem querer me estender muito, fico na esperança de que novas idéias, novos mundos, realmente surjam da beira da foz do Amazonas.
E é uma pena, uma pena mesmo, que Porto Alegre não receba mais o Fórum. Me arrependo imensamente de não ter ido em alguma das edições que aconteceram na terra de Ronaldinho Gaúcho. Espero que, em breve, a capital volte a receber uma edição do evento. Se isso acontecer, estarei lá com minha barraca, com certeza. Enquanto isso, só nos resta torcer que a turma que está reunida na terra do Mercado Ver-o-Peso consiga buscar alternativas ao sistema que está apodrecendo. Afinal, não nos fizeram acreditar que outro mundo é possível?

13 comentários:

  1. Não te preocupa.
    Já tão vendo pra POA sediar de novo o Fórum em 2011!
    :)
    Eu também me arrependo de não ter ido em nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, algum dos leitores deste blog que curte Engenheiros entendeu o significado do título? (Elisa, não precisa dizer que tu não gosta, hauahaua)

    ResponderExcluir
  3. Me senti altamente fútil falando de moda no meu Blog e lendo este post! hahahahahaha

    Mas tudo bem... Um dia eu ainda te esmigalho Johnny.

    E claaaaaaaro que da pra entende que tu queria estar lá e não táaaa! rá! Paralelas que se cruzam em Belém do Pará. LONGE!, ou seja tu tá looonge hahaha!
    Eu pelo menos fui no meu eventoo :p

    ResponderExcluir
  4. Nãão Mari, o título é um trecho de Parabólica, dos EngHaw... Lembra?

    Não comentarei um post sobre moda. =P

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não gosto de Engenheiros do Hawaí.
    AHHHHHH, não era pra ter dito, né?
    :P

    Hein, mudando de assunto, tu viu O Obama dando entrevista numa emissora árabe?
    Sabe que eu tenho até medo, pq tudo que é bom demais estraga ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Pois é, o cara tá indo bem mesmo, né? Vamos torcer que ele não esteja apenas "jogando para a torcida" por ser começo de mandato e talz...

    Ah, e é "Hawaii" com dois is. :P


    Alguém aqui ficou sabendo que ano que veme stréia o filme do Lula?

    ResponderExcluir
  7. O título é porque Belém fica bem próxima da Linha do Equador, no cruzamento das paralelas localizadas à 1°, 27 minutos e 21 segundos ao Sul da Linha do Equador e 48°, 30 minutos e 14 segundos à Oeste do Meridiano de Greenwich.

    No resto, não gostei do post.

    ResponderExcluir
  8. Por estar um tempo fora da area de cobertura, fui obrigado a dar IBOPE a Globo. Acompanhei a posse do OBAMA ( salve Obama ) e o inicio dos Fóruns. Pelo menos pude dar risada dos xixilentos de Davos com aquelas caras de burro amansado a coice. Eu continuo com medo de tudo isso ainda. Para aonde vamos. Outra, assisti com exclusividade o campeonato catarinense pela RIC/RECORD. Mas precisamente, Criciúma x Avaí às 20h30min de uma quarta feira. Espero que o gaúchão parte para esse rumo também.
    Vamos voltar a vida.
    Até!
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Tchê, sobre esse lance da briga BISPOS/MARINHO'S FAMILY aqui no Rio Grande do Sul, sugiro à galera que leia esse post, incluindo os comentários: http://impedimento.wordpress.com/2009/01/30/decisao-da-tv-faz-inter-sm-perder-r-150-mil/

    Sim, é sobre futebol, mas é bem interessante, pra mostrar o poderio que a RBS tem. Nos comentários, tem um pessoal falando sobre o crescimento da Turma do Edir.

    ResponderExcluir
  10. Porra, era pra ter linkado direto. Agora vocês vão ter que colar no navegador.

    Perdi.

    ResponderExcluir
  11. João...Fraco! Nem para linkar certo...fraco

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir