2 de set. de 2008

Atenção senhores: todos em posição de respeito para o Hino Nacional Brasileiro

São 23h54min, está relativamente frio e eu estou exausto após uma desgastante partida de futsal praticada nesta noite, mas eu não poderia deixar este dia passar em branco. Afinal, hoje, 1º de setembro, deu-se início às comemorações da gloriosa Semana da Pátria.
Muito bem. Agora, você, caro cidadão brasileiro, me responda: o que comemora-se na Semana da Pátria? “Ah, a Independência”, dirão os sábios. Mas que independência? Qual o real sentido de independência?
Vamos partir pela análise histórica. Tudo bem, muito bonito, a independência do Brasil em relação a Portugal realmente aconteceu em 7 de setembro (até que provem o contrário), mas como vocês devem ter estudado na aula de História no Ensino Médio, tudo faz parte de um processo. Datas, para a História, são tão insignificantes quanto a cor vermelha para mim (desculpe, comparação ridícula). Mas falando sério: o menos importante de todo este processo é a data de 7 de setembro. Aliás, a pintura abaixo, que com certeza você já viu nos livros de História, e provavelmente verá no Fantástico domingo que vem (me cobrem se não aparecer), não tem nada a ver com a realidade.


Cena de alguma minisérie da Globo


Na verdade, ela foi feita muitas décadas depois, dentro da proposta republicana de criarmos heróis para o nosso povo. Ah, detalhe um tanto insignificante, a la Eduardo Bueno: Dom Pedro não estava montado num cavalo, e sim num burro. E nas margens do riacho Ipiranga, sofria com problemas estomacais.
Analisemos então o que mudou com a nossa INDEPENDÊNCIA:
-Antes de 07/09/1822, o Brasil era uma colônia oligárquica, agrícola e escravocrata;
-Depois de 07/09/1822, o Brasil virou um país oligárquico, agrícola e escravocrata.

Nenhuma estrutura de poder modificou-se. Nada saiu de seu lugar. E, pasmem, o chefe do novo país, que recém se libertou de Portugal, era um... português! Depois, eles que são burros.

Tenho muito mais para falar da independência (sic) do Brasil, mas prefiro dividir o assunto em diversos posts ao longo da semana. Até porque você verá muito verde e amarelo até o próximo domingo, muitos discursos demagógicos exaltando os heróis (?) que batalharam (?) muito para libertar o Brasil das GARRAS de Portugal. Por enquanto, procure por Eu Te Amo Meu Brasil no Emule. E dá-lhe vinheta!

Em tempo: se alguém de vocês descobrir para que serve ou qual o sentido desse tal de fogo simbólico, me avise. Prometo gratifica-los.

Ah, o mais importante de tudo: meu time ganhou, e eu fiz um gol. Efetividade (TITE, 2008) é isso aí.

5 comentários:

  1. Johnny! Quando eu crescer, quero ser que nem tu!

    Um beijo querido!

    (Hj poucas palavras no coments... ééé... )

    ResponderExcluir
  2. para acender o bagulho?

    seria uma boa utilidade do fogo sagrado!

    ResponderExcluir
  3. o anônimo ai embaixo sou eu!

    ResponderExcluir
  4. eu acho que é para os alunos se sentirem importantes "guardando o fogo".

    não vejo outra explicação.

    ResponderExcluir
  5. Pela 1a vez em mais de 10 anos, não terei compromisso com nenhuma entidade no que diz respeito ao desfile cívico!

    VIVA O ANTIPATRIOTISMO NO DIA DA PÁTRIA!

    divagações de uma adolescente tola...
    husahsahhsauhasuhashu

    ResponderExcluir