9 de set. de 2008

O que os olhos não vêem, a Globo não sente

Você tem acompanhado as Paraolimpíadas? Não? Não se preocupe, você não é o(a) único(a). Ninguém no Brasil está acompanhando as Paraolimpíadas. Motivo? Não sei. Meu lado ingênuo acredita que é pelo fato de haver notícias “mais importantes”. Meu lado contestador do lado ingênuo diz que é pelo fato de não haver apelo comercial.
Vou aos dois maiores portais de notícias do Brasil, o Terra e o Uol. Nenhum dos dois neste momento, às 23h06min, faz alguma menção aos jogos em sua página inicial.
No Globoesporte.com, há apenas uma atraente chamada “Dia de medalhas para o Brasil na Paraolimpíada”, situada no fim da página inicial, com menos destaque do que a notícia da “Musa do Brasileirão”.
Na televisão, quase não se fala disso. Óbvio que há alguma matéria no Jornal Nacional e no Globoesporte, mas é só para registro. Basta ver que a Globo mandou repórteres do “segundo escalão” para cobrir estas Paraolimpíadas, enquanto que nos Jogos Olímpicos só faltou a Fátima Bernardes direto da China, com aquele sorriso “oi, você não tem o que comer, mas um brasileiro chegou orgulhosamente em 23º lugar”.
Hoje, o Brasil ganhou CINCO medalhas de ouro, além de diversas outras de prata e bronze. No Globoesporte, falou-se apenas de três das cinco de ouro. Quanto aos prateados e “bronzeados”, não se mencionou nem o nome.
Uma Paraolimpíada passa despercebida, porque não tem o apelo comercial da sua “prima rica”, não atrai tanta gente, não movimenta o comércio, não dá audiência, etc.
E, ao contrário dos “jogos oficiais”, nesta o Brasil vai muito bem, obrigado. Estamos em QUINTO LUGAR no quadro de medalhas, pulverizando recordes mundiais. Mas provavelmente não veremos hino nacional tocando na íntegra no Fantástico e nem recordista aparecendo na Hebe, na Ana Maria Braga ou no Faustão.


Este brasileiro, Daniel Dias, tem três medalhas de ouro na natação, conquistadas com três recordes mundiais

No link abaixo você confere o quadro de medalhas: http://esportes.terra.com.br/jogosparaolimpicos/pequim/2008/interna/0,,OI3142637-EI12212,00.html
Ah! Ao contrário do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos, neste não consta o nome do ganhador de cada medalha, nem o esporte onde competiu.

Provavelmente não seja importante.

11 comentários:

  1. Atletas com alguma deficiência FÍSICA > Atletas com a deficiência MENTAL (leia-se: atletas brasileiros dos últimos jogos olímpicos).

    ResponderExcluir
  2. Não acho, Camila, que os atletas dos últimos jogos sejam deficientes mentais. Ofenda aos nossos canais midiáticos, então, mas não aos atletas! TODOS merecem o nosso apoio. Não nos comportemos tendenciosamente ao criticarmos a tendenciosidade de algo. "Dai a César o que é de César!"
    Bem, Deluca, perguntei-me hoje de meio-dia, assistindo ao globo esporte, a mesma coisa: "por que tanta falta de repercussão? Por que se pára o mundo para as Olimpíadas e ninguém fala das Paraolímpiadas?" (não ganhamos o parapan? ou eu tô viajando?). Pudera! "Que graça tem um monte de cego jogando maravilhosamente futebol", etc., etc...?

    ResponderExcluir
  3. pior que é verdade!
    nem uma mísera notícia sobre as paraolimpíadas!!!

    ah, e quer saber?!?

    esporte é bom, é bonito e tal. mas olha a GRANA que consome!
    não digo dos deficientes, que estão ali demonstrando superação, mas de todos os outros que gastam dinheiro público para depois chegarem numa olimpíada e...bom.
    Ex: a dieta diária do Phelps tem base de 25.000 calorias. Isso dá pra alimentar mais de 5 pessoas!

    PELA DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DAS CALORIAS!

    (só pra quebrar o clima)

    ResponderExcluir
  4. PS: o comentário excluído era meu,hehehhehehe. é que tinha erro de pontuação!

    ResponderExcluir
  5. Eu não diria todos os atletas, generalizar é um erro. Mas tipo, nos esportes em que o povo confia mais, cito: futebol, volei, algumas modadlidades de atletismo, natação, que sugam milhões de reais dos cofres, isso sim tem que ser repensado. Gasta se muito e os dondocas vão lá para passear ( principalmente o futebol masculino). Pega o boxe, tênis de mesa, estes outros esportes do baixo clero, poxa meu, os caras devem ter pagado para ir há Pequim. E foram lá e tiveram grandes exitos. E sabemos que o governo apoia muito pouco estes esportes "menores".Esses merecem todo o apoio da população.
    Sobre a Paraolímpiadas, acompanho bastante, o Brasil está tendo uma das suas melhores performances e estou gostando do que vejo. Mas são outros que contam com recursos próprios para manter-se na ativa.
    Espero que o Brasil fique fora de uma copa e que a FIFA repense sobre o Brasil ser sede da Copa de 2014. Pena que nesse Brasil imenso, só se viva de futebol.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, então.

    Qual o conceito de esporte para nós?
    Vamos investir em esporte para quê? Para termos atletas de alto nível que aumentem a posição do Brasil no alienante quadro de medalhas olímpico? Ou vamos investir em esporte para que a criança que vive no alto do morro tenha uma ocupação saudável e não envolva-se com o tráfico e o crime?

    Acho que há uma diferença enorme entre o Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, e o judoca que não tinha dinheiro para trocar de faixa. Os dois estavam nas Olimpíadas, mas será que com o mesmo objetivo? Por isso eu acredito que existiam diversos mundos paralelos lá dentro da Vila Olímpica. Generalizar, para o bem ou para o mal, sempre é perigoso.

    E Mari (posso te chamar de Mari, Mariana?), o Brasil ganhou sim o último Parapan, disparado.

    Mas, provavelmente, isso não tenha importância para o Departamento Comercial da Globo.

    ResponderExcluir
  7. Camila, eu entendi tua ironia. Apenas não concordei.

    Por mais que se gaste dinheio, eu acho que é um setor em que se deve investir, Elisa. Dinheiro o Brasil tem, só não é bem utilizado...e nós sabemos porque.
    Só que o "para-esporte" deveria ser igualmente valorizado.

    Podes me chamar de Mari, Johnny.

    ResponderExcluir
  8. Johnny, dá próxima vez faça um post sobre o sedentarismo, huasuhasuhuhashuashu.

    ResponderExcluir
  9. Uhuuul, pela primeira vez ultrapassamos a marca de 10 comentários! \o/

    continuem assim! =)

    ResponderExcluir