Vou aos dois maiores portais de notícias do Brasil, o Terra e o Uol. Nenhum dos dois neste momento, às 23h06min, faz alguma menção aos jogos em sua página inicial.
No Globoesporte.com, há apenas uma atraente chamada “Dia de medalhas para o Brasil na Paraolimpíada”, situada no fim da página inicial, com menos destaque do que a notícia da “Musa do Brasileirão”.
Na televisão, quase não se fala disso. Óbvio que há alguma matéria no Jornal Nacional e no Globoesporte, mas é só para registro. Basta ver que a Globo mandou repórteres do “segundo escalão” para cobrir estas Paraolimpíadas, enquanto que nos Jogos Olímpicos só faltou a Fátima Bernardes direto da China, com aquele sorriso “oi, você não tem o que comer, mas um brasileiro chegou orgulhosamente em 23º lugar”.
Hoje, o Brasil ganhou CINCO medalhas de ouro, além de diversas outras de prata e bronze. No Globoesporte, falou-se apenas de três das cinco de ouro. Quanto aos prateados e “bronzeados”, não se mencionou nem o nome.
Uma Paraolimpíada passa despercebida, porque não tem o apelo comercial da sua “prima rica”, não atrai tanta gente, não movimenta o comércio, não dá audiência, etc.
E, ao contrário dos “jogos oficiais”, nesta o Brasil vai muito bem, obrigado. Estamos em QUINTO LUGAR no quadro de medalhas, pulverizando recordes mundiais. Mas provavelmente não veremos hino nacional tocando na íntegra no Fantástico e nem recordista aparecendo na Hebe, na Ana Maria Braga ou no Faustão.

No link abaixo você confere o quadro de medalhas: http://esportes.terra.com.br/jogosparaolimpicos/pequim/2008/interna/0,,OI3142637-EI12212,00.html
Ah! Ao contrário do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos, neste não consta o nome do ganhador de cada medalha, nem o esporte onde competiu.
Provavelmente não seja importante.
Atletas com alguma deficiência FÍSICA > Atletas com a deficiência MENTAL (leia-se: atletas brasileiros dos últimos jogos olímpicos).
ResponderExcluirNão acho, Camila, que os atletas dos últimos jogos sejam deficientes mentais. Ofenda aos nossos canais midiáticos, então, mas não aos atletas! TODOS merecem o nosso apoio. Não nos comportemos tendenciosamente ao criticarmos a tendenciosidade de algo. "Dai a César o que é de César!"
ResponderExcluirBem, Deluca, perguntei-me hoje de meio-dia, assistindo ao globo esporte, a mesma coisa: "por que tanta falta de repercussão? Por que se pára o mundo para as Olimpíadas e ninguém fala das Paraolímpiadas?" (não ganhamos o parapan? ou eu tô viajando?). Pudera! "Que graça tem um monte de cego jogando maravilhosamente futebol", etc., etc...?
O problema em ser irônico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpior que é verdade!
ResponderExcluirnem uma mísera notícia sobre as paraolimpíadas!!!
ah, e quer saber?!?
esporte é bom, é bonito e tal. mas olha a GRANA que consome!
não digo dos deficientes, que estão ali demonstrando superação, mas de todos os outros que gastam dinheiro público para depois chegarem numa olimpíada e...bom.
Ex: a dieta diária do Phelps tem base de 25.000 calorias. Isso dá pra alimentar mais de 5 pessoas!
PELA DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DAS CALORIAS!
(só pra quebrar o clima)
PS: o comentário excluído era meu,hehehhehehe. é que tinha erro de pontuação!
ResponderExcluirEu não diria todos os atletas, generalizar é um erro. Mas tipo, nos esportes em que o povo confia mais, cito: futebol, volei, algumas modadlidades de atletismo, natação, que sugam milhões de reais dos cofres, isso sim tem que ser repensado. Gasta se muito e os dondocas vão lá para passear ( principalmente o futebol masculino). Pega o boxe, tênis de mesa, estes outros esportes do baixo clero, poxa meu, os caras devem ter pagado para ir há Pequim. E foram lá e tiveram grandes exitos. E sabemos que o governo apoia muito pouco estes esportes "menores".Esses merecem todo o apoio da população.
ResponderExcluirSobre a Paraolímpiadas, acompanho bastante, o Brasil está tendo uma das suas melhores performances e estou gostando do que vejo. Mas são outros que contam com recursos próprios para manter-se na ativa.
Espero que o Brasil fique fora de uma copa e que a FIFA repense sobre o Brasil ser sede da Copa de 2014. Pena que nesse Brasil imenso, só se viva de futebol.
Pois é, então.
ResponderExcluirQual o conceito de esporte para nós?
Vamos investir em esporte para quê? Para termos atletas de alto nível que aumentem a posição do Brasil no alienante quadro de medalhas olímpico? Ou vamos investir em esporte para que a criança que vive no alto do morro tenha uma ocupação saudável e não envolva-se com o tráfico e o crime?
Acho que há uma diferença enorme entre o Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, e o judoca que não tinha dinheiro para trocar de faixa. Os dois estavam nas Olimpíadas, mas será que com o mesmo objetivo? Por isso eu acredito que existiam diversos mundos paralelos lá dentro da Vila Olímpica. Generalizar, para o bem ou para o mal, sempre é perigoso.
E Mari (posso te chamar de Mari, Mariana?), o Brasil ganhou sim o último Parapan, disparado.
Mas, provavelmente, isso não tenha importância para o Departamento Comercial da Globo.
Camila, eu entendi tua ironia. Apenas não concordei.
ResponderExcluirPor mais que se gaste dinheio, eu acho que é um setor em que se deve investir, Elisa. Dinheiro o Brasil tem, só não é bem utilizado...e nós sabemos porque.
Só que o "para-esporte" deveria ser igualmente valorizado.
Podes me chamar de Mari, Johnny.
Johnny, dá próxima vez faça um post sobre o sedentarismo, huasuhasuhuhashuashu.
ResponderExcluirUhuuul, pela primeira vez ultrapassamos a marca de 10 comentários! \o/
ResponderExcluircontinuem assim! =)